Você sabia que o consumo excessivo de sal pode prejudicar os rins?
E o grande problema é a dificuldade de conseguirmos mensurar a quantidade consumida por dia, o que pode acabar sendo perigoso para a saúde como um todo.

Mas eu vou te ajudar.
Entenda os efeitos do sal em seus rins e como fazer para diminuir o consumo dessa iguaria.

💧 O QUE O SAL PODE CAUSAR NOS RINS:

– Retenção de líquidos e aumento da pressão arterial: O sal é composto principalmente por sódio e o excesso de sódio causa retenção de líquidos, que sobrecarrega os rins e resulta em um aumento da pressão arterial, a famosa hipertensão. E sabe qual é uma das principais causas das doenças renais? A hipertensão arterial crônica.

– Fora isso, o consumo excessivo de sal pode prejudicar o fluxo dos vasos sanguíneos nos rins, afetando sua capacidade de filtrar resíduos e toxinas do corpo, que, com o tempo, pode prejudicar o funcionamento dos órgãos.

– Além disso, o consumo excessivo de sal também pode contribuir para a formação de cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins.

😮 Mas, como fazer para reduzir o sal no dia a dia?

🔎 Leia os rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menor teor de sódio. O consumo máximo por pessoa depende do indivíduo e das condições clínicas do paciente. Porém, o máximo que sugerimos é 2300mg por dia, ou seja, uma colher de chá. Porém, para pacientes com comorbidades, essa quantidade é bem menor.

🍽️ Evite alimentos processados (em sacos), enlatados e fast food, que geralmente contêm altos níveis de sal.

🌿 Opte por temperar suas refeições com ervas e especiarias naturais em vez de adicionar sal. Já experimentou açafrão, curry, cúrcuma?

💧 Mantenha-se bem hidratado, pois a água ajuda a diluir os minerais na urina, reduzindo o risco de formação de cálculos renais.

🔍 E aí, você sabia disso? Compartilhe para os amigos também ficarem sabendo dos efeitos do sal para a saúde dos rins.

#urologista #urologia #saudedosrins #saúde #rins #sauderenal #evitesal #bemestar #riodejaneiro