O câncer de próstata é uma doença que afeta muitos homens em todo o mundo e o tratamento depende de diversos fatores, como estágio da doença e histórico do paciente.

Alguns tipos de de tratamento para o câncer de próstata são:

–Cirurgia: A cirurgia de remoção da próstata é uma opção comum para tratar esse tipo de câncer. É o tipo mais indicado para pacientes com tumores localizados na próstata e pode ter como benefício a eliminação completa do câncer.
Hoje em dia, a cirurgia que mais indico é a robótica. Que, além de menos invasiva, traz menos impacto para o paciente após o tratamento, já que a sua tecnologia mais moderna e precisa torna ainda mais fácil mantermos a preservação dos nervos da impotência e da incontinência.

–Radioterapia: utilizamos radiação para destruir as células cancerígenas na próstata. Esse tratamento pode ser indicado em pacientes com tumores localizados ou avançados. Essa técnica pode ser feita para tratar o câncer primariamente ou para uma possível elevação do PSA no pós operatório.

–Terapia hormonal: é uma opção de tratamento para o câncer de próstata avançado. A terapia hormonal reduz a quantidade de testosterona no corpo, o que ajuda a diminuir o tamanho do tumor e atrasar a progressão da doença. No entanto, a terapia hormonal pode ter efeitos colaterais como perda de massa muscular, fadiga, aumento do risco de doenças cardiovasculares e perda da libido

A maior preocupação dos homens é a vida s&xu4l após o tratamento.
Em muitos casos, o paciente pode apresentar problemas de disfunção e incontinência urinária sim, mas, na maioria deles, tudo volta ao normal, após um tempo.
Também existem diversos medicamentos e terapias que amenizam muito esses sintomas.

Fora isso, com as técnicas mais modernas da cirurgia robótica, esses problemas estão cada vez mais brandos e sem efeitos prejudiciais à qualidade de vida do homem.

O importante é conversar com o seu médico para definirem, juntos, o melhor tratamento para o seu caso.

Ainda ficou com dúvidas? Deixe nos comentários!