Câncer de Bexiga
O câncer de bexiga (CB) é o sétimo câncer mais diagnosticado na população masculina em todo o mundo, no entanto cai para o décimo primeiro quando ambos os sexos são considerados. A taxa mundial de incidência padronizada por idade (por 100.000 pessoas / ano) é 9,0 para homens e 2,2 para mulheres.
Tabagismo
O tabagismo é o fator de risco mais importante para o CB, sendo responsável por aproximadamente 50% dos casos. Os cigarros com baixo teor de alcatrão não estão associados a um menor risco de desenvolver câncer de bexiga. A exposição ocupacional a aminas aromáticas, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e hidrocarbonetos clorados é o segundo fator de risco mais importante para o CB, representando cerca de 10% de todos os casos. Esse tipo de exposição ocupacional ocorre principalmente em plantas industriais, que processam tintas, corantes, metais e produtos petrolífero.
Sangramento Urinário
O sangramento urinário ( hematúria ) é o sinal mais comum e geralmente está associado a tumores mais agressivos . Um sintoma importante é a disúria ( ardência ao urinar ) e aumento da frequência urinária.
Diagnóstico
O diagnóstico se faz com exames de imagem ( ultrassonografia , tomografia e eventual ressonância ) , citologia urinária ( exame de células malignas na urina) e se confirma mesmo com cistoscopia ( endoscopia urinária ) e biópsia .
Tratamentos
Felizmente a maioria dos tumores é superficial ( não invade a camada muscular ) , no entanto o que preocupa são os 30% restantes que merecem um tratamento mais agressivo.
Uma vez feito o diagnostico , existem 3 caminhos a seguir : cistoscopias frequentes apenas ( associado a exame de imagem) , instilações de quimioterápicos dentro da bexiga ( BCG , Mitomicina , carboplastina ) e a cistectomia radical ( retirada da bexiga ).
Cistectomia Radical
A cistectomia radical no homem e associada a retirada da próstata e nas mulheres ao utero e parte da vagina . A reconstrução urinária pode ser feita com uma ileostomia Bricker ( tipo uma colostomia, só que para urina ) ou neo bexiga ( com intestino ).
Felizmente a cirurgia robótica trouxe muitos avanços no tratamento dessa enfermidade , com menos corte , menos sangramento , ate 3 x menos tempo de internação e menos dor no pós operatório . Consulte o seu urologista e pesquise se o mesmo tem experiencia em tratamento de tumores genito-urinários usando essa técnica .